sábado, 3 de outubro de 2009

Bets

Jogadores:
Será jogado em duplas.

- A posse das bets, no início do jogo, será decidida através de sorteio;
- Ganha o jogo a dupla que conseguir marcar 12 pontos, derrubar as casinhas, cruzar os betes no centro do campo e contar até 12 em voz alta. Se enquanto contam, os adversários acertarem a bola na dupla que estava com as betes, os betes passam para a outra dupla e o jogo continua;
- Só é possivel marcar pontos de posse das bets. A dupla, sem as bets, deve primeiro conquistar a posse delas para que então possa marcar pontos.

Troca da posse das Bets:
- Quando o jogador, que está que sem o taco, arremessar a bolinha (contra a base oposta) e derrubar o litro (garrafa);
- Quando a dupla com os tacos derrubarem alguma casinha;
- Quando qualquer uma das casinhas for derrubada, pela bolinha, estando alguma das bets fora da circunferencia da base. (Exceto por bete ombro);
- Quando a dupla com as bets tiver 3 "trás";
- Quando um jogador, da dupla sem bets, segurar uma bolinha rebatida, sem que a mesma toque o chão, e grite vitória.

Jogo:
- Cada jogador, da dupla que está com o bete, fica posicionado com ela sempre tocando o chão dentro da circunferência da base. Tirar o taco da base, significa deixar a casinha (garrafa) desprotegida, possibilitando assim que a dupla de arremesadores possa derrubá-la (com a bolinha) e ganhar as bets. (Exceto por bete ombro);
- Os jogadores sem taco devem se posicionar atrás da circunferência da base. E devem tentar durrubar a casinha oposta, arremessando a bolinha;
- A dupla com os tacos deve proteger as casinhas (garrafa)  dos arremessos adversários, procurando rebater a bola o mais longe possível para marcar pontos; 
- Cada jogador, da dupla que está com o bete, pode rebater as bolas arremessadas, sendo que durante o tempo que a dupla adversária corre atrás da bola, a dupla que rebateu pode ficar trocando de lado no campo, sempre batendo os tacos no meio da quadra e sempre encostando o taco na circunferência da base, fazendo assim um ponto para cada vez que bater os tacos no meio da quadra. (Enquanto correm os jogadores deixam as casinhas desprotegidas). O ponto só é válido se os jogadores, após baterem os tacos, alcançarem a circunferência da base.
 - A dupla que conseguir chegar à metade da pontuação da partida antes que a outra marque pontos, será declarada como vencedora, caso consiga fazer o "cruza" no meio do campo;
- Os pedidos de licença para 1, etc... não serão permitidos;
- Se o time que estiver com a pontuação máxima e perder o taco, ele perde metade dos pontos.

Rebatidas:
- Caso a bolinha seja rebatida para além da base oposta, os jogadores em posse das bets, podem correr para marcar pontos;
- Caso a bolinha seja rebatida para atrás da base adjacente (base do rebatedor), será contabilizado 1 "trás". Se a dupla atingir 3 "trás", ela perde os bets. Os rebatedores podem optar por descontar os "trás" ao invés de marcar pontos. Nesse caso, ao baterem os tacos no centro do campo, devem gritar "desconta";
- Caso a bolinha seja rebatida e pare dentro do campo (entre as bases), os arremessadores podem pedir "Meio" ou "Bets-Ombro". Neste caso, quem arremessou anteriormente, ganha o direito de arremessar a bolinha novamente (contra a mesma base), a um passo de onde a bola parou. O rebatedor deve manter a bet no ombro antes da bolinha ser lançada. (Neste caso as bases não estão desprotegidas);
- Caso a bolinha seja rebatida para fora do colégio, ou em lugar inacessível, os arremessadores podem pedir "bolinha perdida", neste caso os rebatedores ganham os pontos marcados antes do pedido, + 2, e não podem mais marcar pontos.
- Os rebatedores que interceptarem intencionalmente a trajetória da bola com alguma parte do corpo, recebem 1 "trás". (Fica a critério do árbitro se o toque foi voluntário ou não).

Obs.:
- Somente será parada a partida em função de bolinha perdida ou fora das dependências da escola.