As partidas ocorrerão em confronto diretos.
Quem perder está fora, até que haja apenas um jogador: O vencedor.
Em caso de empate, os dois jogadores continuam, mas a proxima partida é realizada com novos adversarios.
Se um mesmo jogador empatar mais de 3 partidas ele é eliminado.
As regras do jogo seguirão as regras de competições oficiais:
Tempo:
- Cada jogador possui 10 minutos para realizar suas jogadas;
- Se o tempo de algum jogador se esgotar ele perde a partida, independemente da configuração das peças;
- Ao final de cada rodada, o jogador deverá acionar o dispositivo que interrompe o seu relógio e ativa o do adversário;
- Caso seja necessário conversar com o árbitro, o jogador deve interromper os dois relógios (os dois botões parcialmente pressionados). E levantar a mão.
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Relógio Xadrez |
Tocar nas Peças: Se um jogador tocar em alguma peça, na sua rodada, ele é obrigado a movê-la.
Xeque:
- Quando o Rei está sendo atacado por uma peça inimiga, diz-se que este está em Xeque;
- O jogador não é obrigado a avisar o adversário sobre o Xeque;
- O jogador que se encontrar em Xeque, deve obrigatoriamente proteger seu rei. Caso ele não o faça, terá realizado lance impossível, e deve repetir a jogada. Caso não haja como proteger o rei, tem-se um Xeque-Mate.
Xeque Mate:
- Quando o Rei em Xeque não tem a possibilidade de ser protegido. Neste caso o jogador que estiver com o seu ameaçado, perde o jogo. O jogador vencedor deve pausar o relógio, levantar a mão, e solicitar ao árbitro a confirmação de vitória;
- É proibido "comer" o rei adversário, sendo isto motivo para perda do jogo!
Lance Impossível:
- É quando um jogador realiza um lance que não é permitido. Exemplo: Não proteger o Rei, quando em Xeque; Expor seu rei à Xeque; Mover as peças de forma ilegal; Etc;
- O jogador que realizar 3 lances impossíveis numa mesma partida, perde o jogo!
Condições De Empate:
1) Afogamento - Quando o lado a mover não tem nenhuma jogada legal que possa realizar e não está em Xeque, o jogo termina com empate.
2) Fim das peças - Os dois jogadores não possuem condições (peças) para colocar o adversário em Xeque-Mate. Exemplo: Rei x Rei - Rei e Cavalo x Rei - Rei e Bispo x Rei
3) 3 Rodadas Repetidas: Quando os 2 jogadores realizam 3 lances repetidos. Quando uma mesma posição se produzir três vezes durante uma partida. Como se a cada lance tirássemos uma foto do tabuleiro, antes da terceira foto repetida, deverá o interessado reclamar empate por repetição de lances, antes que a situação se modifique.
4) Xeque Perpétuo: Quando um jogador demonstra que pode dar uma série perpétua de Xeques ao rei adversário.
Exemplo:

As brancas podem optar, devido à grande desvantagem de material, por dar sucessivos Xeques com sua Dama nas casas assinaladas pelas setas vermelhas. Note que o Rei preto não consegue encontrar saída; sendo assim, empate por Xeque Perpétuo.
5) 50 Lances: Quando, decorridos 50 lances, ficar provado que não houve captura de uma só peça e nem movimento de peão. É o empate pela lei dos 50 lances.
6) Comum Acordo: Quando os dois jogadores concordam em empatar.
Movimentos especiais.
Roque: O Roque é um movimento de Rei completado por um movimento de uma Torre. O Rei anda duas casas em direção à Torre, então a Torre move-se por cima dele e pára na casa imediatamente ao lado. Os movimentos de Rei e Torre, consecutivos, valem como um único lance.
Temos o grande e o pequeno Roque, ou também, vale dizer, Roque Maior e Roque Menor.
Exemplo de Roque Maior:


Exemplo de Roque Menor:


Mas atenção, é preciso observar os seguintes requisitos para se fazer o Roque, tanto o maior, quanto o menor:
1º. O Rei e a Torre devem estar em suas casas iniciais, sem terem se movimentado antes;
2º. Entre o Rei e a Torre não devem existir peças;
3º. O Rei, ao rocar, não pode estar em Xeque;
4º. O Rei, ao rocar, não pode parar em casa dominada por peça inimiga;
5º. O Rei, ao rocar, não pode sequer passar por casa dominada por peça inimiga.
En Passant: O En Passant (Na Passagem, em Francês) é um movimento especial que envolve exclusivamente a captura entre peões. É um lance facultativo, pois assim como em qualquer outra captura de peças no xadrez, é um direito que pode, ou não, ser exercido pelo jogador.
Exemplo:



(1) O Peão negro, em seu passo inicial, avança 2 casas.
(2) O Peão branco captura 'na passagem' o peão negro.
(3) Posição final, após a captura En Passant.
Promoção Do Peão: O Peão é a única peça que não pode recuar. Quando um Peão atinge a última fila possível a ele, deve ser substituído por outra peça, isto é, necessariamente o jogador em questão deve substituir o seu Peão por uma Dama, uma Torre, um Bispo ou um Cavalo, sem se importar com as peças restantes no tabuleiro. De tal maneira que, com a promoção do Peão, o jogador pode ter no tabuleiro 2 (duas) Damas, 3 (três) Cavalos, ou mais, conforme tenha sido sua escolha. A ação da peça promovida entra em vigor imediatamente após a sua promoção.
Exemplo:


Se você não sabe como mover as peças, clique aqui: http://www.colsaocarlos.com.br/outros/xadrez/apostila.htm#movimentos